Oficial: ex-técnico da Seleção Brasileira anuncia a aposentadoria

Rubén Magnano, ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete, anunciou a aposentadoria na última terça-feira (4). O argentino de 69 anos deixa a carreira após trabalhar na Seleção do Uruguai, onde estava desde 2018.

O profissional é natural de Villa Maria, na Província de Córdoba. Por lá, se tornou professor de educação física. A trajetória no basquete começou em 1990, com o Atenas Córdoba. Dez anos depois, assumiu a primeira experiência uma seleção, com a Argentina Sub-21, em 2000. No ano seguinte, foi para a principal e venceu a AmeriCup, com um triunfo sobre o Brasil, na grande decisão.

Na sequência, obteve um vice-campeonato no Mundial e levou o ouro nas Olímpiadas de Atenas, na Grécia, em 2004 ao derrotar o “dream-team” norte-americano, na final. Após isso, passou por alguns clubes argentinos e europeus, como Gimnasia y Esgrima (ARG), Pallacanestro Varese (ITA), Real Betis (ESP) e Instituto de Córdoba (ARG).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Em 2010, retornou as seleções, mas desta vez para comandar o Brasil. Com a amarelinha, acabou caindo no Mundial da Turquia para a Argentina, em 2010. Por outro lado, no ano seguinte foi vice da AmeriCup, e levou o país aos Jogos Olímpicos depois de um grande período de ausência. Magnano permaneceu no cargo até 2016, quando caiu na primeira fase nas Olímpiadas do Rio.

Por fim, o profissional passou por um hiato na carreira, mas voltou as quadras dois anos depois, para comandar o Uruguai, onde esteve até o final de 2023.

Antes de anunciar a aposentadoria Rubén Magnano ingressou no Hall da Fama da International Basketball Federation (FIBA), em 2021.