Olimpíadas de Atenas 2004: Argentina surpreendeu e levou o ouro no basquete

Quem acompanha o basquete nas Olimpíadas, sabe que existe a dominância por parte dos Estados Unidos. No entanto, em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, a Argentina surpreendeu e conseguiu um feito histórico.

Nesta matéria, iremos falar da conquista dos nossos vizinhos. Esse título serve como exemplo, para que o Brasil um dia surpreenda e também consiga o ouro nesta modalidade.

Olimpíadas de Atenas 2004: Argentina surpreendeu e levou o ouro no basquete

As Olimpíadas de Atenas aconteceram no ano de 2004. Este grande evento contou com diversas conquistas inéditas e uma delas foi o ouro da Argentina no basquete.

O título conquistado pelos argentinos contou com um fato marcante no dia 27 de agosto. Por isso, virou uma marca muito especial para esse povo, que costuma celebrar a conquista.

Na semifinal, a Argentina enfrentou o time dos Estados Unidos. Como era de se esperar, o time era composto só de jogadores que atuavam na NBA. Por isso, eram amplos favoritos a conquistar o título.

Até 1992, os jogadores profissionais não podiam participar do basquete nas Olimpíadas. Mas, desde que isso foi liberado, os jogadores da NBA são os líderes em desempenho em suas seleções.

No entanto, aquela seleção americana era ainda mais especial. Pois, contava com Allen Iverson e Tim Duncan, ambos haviam sido MVP da NBA recentemente. Além dos seguintes jovens, que estavam recém começando a sua carreira: LeBron James, Carmelo Anthony e Dwyane Wade.

Ou seja, parecia uma guerra perdida para a Argentina. Mas, se tem uma coisa em que os nossos vizinhos se destacam, é na raça. Logo, eles não iriam desistir sem lutar.

A Seleção Argentina contava com Manu Ginobili, que jogava no San Antonio Spurs. Luis Scola era outro que participava daquela seleção, o atleta havia sido draftado pelo Houston Rockets, mas ainda não tinha jogado na NBA.

Por fim, o outro destaque da equipe era Carlos Delfino, que jogava no Detroit Pistons. Mas, nenhum deles tinham nomes tão relevantes, como os americanos.

Geração Dourada

A Geração Dourada é como ficou conhecido aquele time da Argentina. Mas, como foi o jogo? Para começar, podemos destacar que Manu Ginobili foi a grande estrela daquela partida.

O argentino fez 29 pontos, tendo um aproveitamento de 9 de 13 arremessos de dois pontos. Além de acertar 4 dos 6 arremessos de três pontos. Ou seja, foi uma atuação para não ser esquecida.

Nocioni foi o segundo maior pontuador da equipe com 13 pontos marcados. Scola se focou na defesa, sendo um leão em quadra, ele atrapalhou muito a vida dos norte-americanos.

Ao final da partida, o placar mostrava 89 a 81 para a Argentina. Com isso, eles conseguiram eliminar os Estados Unidos, algo que não era feito desde 1992 e que depois do time argentino, ninguém mais conseguiu fazer até hoje.

No dia seguinte, a Argentina foi disputar a final contra a Itália. Contudo, depois de eliminar os EUA, os italianos não foram um grande adversário. Por isso, os argentinos venceram com tranquilidade, tendo uma vantagem de 15 pontos no placar.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Dessa forma, a Seleção da Argentina se sagrou campeã. Mas, o que mais impactou foi a vitória na semifinal, eliminando um time quase imbatível.

Olimpíadas de Atenas - Argentina
Olimpíadas de Atenas – Argentina comemorando vitória sobre os Estados Unidos

Qual foi o elenco da Argentina na conquista na Olimpíadas de Atenas?

  • Alejandro Montecchia
  • Pepe Sánchez
  • Emanuel Ginóbili
  • Andrés Nocioni
  • Luis Scola
  • Fabricio Oberto
  • Walter Herrmann
  • Carlos Delfino
  • Leonardo Gutiérrez
  • Hugo Sconochini
  • Rubén Wolkowyski
  • Gabriel Fernández
  • Técnico – Rubén Magnano

Classificação das Olimpíadas de Atenas no basquete

  1. Argentina
  2. Itália
  3. Estados Unidos
  4. Lituânia
  5. Grécia
  6. Porto Rico
  7. Espanha
  8. China
  9. Austrália
  10. Nova Zelândia
  11. Sérvia e Montenegro
  12. Angola
Olimpíadas de Atenas - Argentina
Olimpíadas de Atenas 2004: Argentina surpreendeu e levou o ouro no basquete 3