Por que o Draft de 1996 é considerado por muitos o MELHOR da história da NBA?

Fim da temporada 1995-96. O Chicago Bulls acabava de concluir a melhor campanha da história da NBA até aquele momento, conquistando seu quarto título da liga. Michael Jordan, Scottie Pippen e seus colegas dominavam a competição, enquanto a NBA já vislumbrava suas próximas grandes estrelas.

Em 26 de junho de 1996, apenas 10 dias após o encerramento da temporada, as equipes se preparavam para um draft repleto de promessas, que acabou surpreendendo positivamente.

Assim como ocorreu em 2016, o Philadelphia 76ers tinha a honra de realizar a primeira escolha. O escolhido foi Allen Iverson, o talentoso armador que deixava a Universidade de Georgetown após dois anos.

Entretanto, o icônico número 3 dos Sixers foi apenas um entre os dez jogadores selecionados naquele dia que se tornariam All-Stars na NBA. estavam ainda entre os escolhidos: Shareef Abdur-Rahim (nº 3), Stephon Marbury (nº 4), Ray Allen (nº 5), Antoine Walker (nº 6), Kobe Bryant (nº 13), Peja Stojakovic (nº 14), Steve Nash (nº 15), Jermaine O’Neal (nº 17) e Zydrunas Ilgauskas (nº 20).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Nomes acabaram conquistando o título da NBA

Apesar da ausência de participações no All-Star Game em suas carreiras, outros dois nomes notáveis também figuraram na lista de 1996. Marcus Camby foi a segunda escolha, destacando-se como o melhor jogador defensivo na temporada de 2007, enquanto Derek Fisher foi escolhido como a 24ª seleção e conquistou cinco títulos da NBA com o Los Angeles Lakers.

Prêmios e troféus não foram escassos para aqueles que emergiram dessa “classe”. Kobe Bryant, Allen Iverson e Steve Nash foram agraciados com o título de MVP da liga (Iverson em 2001, Nash em 2005 e 2006, e Kobe em 2008).

Além disso, cinco atletas da turma celebraram o título da NBA. Kobe e Fisher triunfaram cinco vezes com os Lakers, Ray Allen conquistou dois títulos com o Boston Celtics, Antoine Walker sagrou-se campeão com o Miami Heat em 2006, e Peja Stojakovic levantou o troféu ‘Larry O’Brien’ em 2011.