Quais brasileiros estão no Hall da Fama do Basquete?

Recentemente, o Hall da Fama do Basquete ganhou novos integrantes. Dirk Nowitzki, Tony Parker, Pau Gasol e Dwyane Wade foram homenageados com a inclusão de seus nomes no poderoso Hall que conta com jogadores, árbitros, técnicos e diversas personalidades que fizeram (e fazem) a história do basquete no mundo. A cerimônia de inclusão dos nomes foi realizada em Springfield.

Hall da Fama NBA
Hall da Fama do Basquete

Mas será que tem algum brasileiro presente nessa seleta lista? Para a nossa alegria, a resposta é sim! Existem três grandes nomes da história do basquete brasileiro que contam com os seus nomes em uma lista que tem grandes astros, como Michael Jordan, Magic Johnson, Shaquille O’Neal e Kareem Abdul-Jabaah. Agora, conheça quem são os brasileiros que estão na lista!

A primeira indicada foi uma mulher, cuja história no basquete é vitoriosa. Estamos falando de Hortência Marcari. E essa é uma homenagem mais do que justa para uma das grandes lendas do esporte brasileiro. Ela anotou mais de 3100 pontos pela Seleção Brasileira, além de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta. Ela também ganhou três medalhas em Jogos Pan-Americanos, além de inúmeras conquistas individuais.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Outros dois nomes brasileiros do Hall da Fama do Basquete também são históricos, cada um em sua época

Os outros dois brasileiros homenageados com tal honraria são homens que fizeram história, cada um em sua época. Certamente muita gente que está lendo esse texto nem era nascida, enquanto Ubiratan Maciel, o “Bira”, brilhava nas quadras de basquete. Foram 17 anos defendendo a seleção brasileira e, no primeiro deles, ajudou o Brasil a se tornar bicampeão mundial, em 1963. Ele também ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos no mesmo ano, realizados em São Paulo.

No ano seguinte, foi a vez de conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio. Ele não chegou a ver seu nome ser incluído no Hall da Fama, tendo em vista que ele faleceu em 2002 e foi indicado apenas em 2010. Mas a homenagem é mais do que justa.

Ubiratan Maciel, que também está no Hall da Fama do Basquete
Ubiratan Maciel, que também está no Hall da Fama da NBA

O terceiro e último nome incluído na seleta lista não poderia deixar de ser outro: Oscar Schmidt. Recordista máximo, ele é o maior pontuador da história da seleção brasileira e dos Jogos Olímpicos, com mais de 1000 pontos. Ele foi o líder da seleção no Pan-Americano de 1987, naquela histórica partida que o Brasil derrotou os Estados Unidos (que jogavam em casa), e conquistou a medalha de ouro.

Oscar, assim como Hortência e Ubiratan, nunca atuaram na NBA. Mas é como dizem por aí: não foram eles quem perderam, foi a NBA quem perdeu por não contar com tamanho talento dos nossos brasileiros.