Quais são os 5 fundamentos do basquete?

Criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, o basquete é um dos esportes mais populares do planeta. Desde então, a modalidade sofreu diversas modificações, até chegar na forma em que acompanhamos na atualidade em competições como a NBA e Copa do Mundo da FIBA.

Para um bom andamento das partidas, os atletas precisam dominar alguns fundamentos importantes. Neste artigo, vamos falar sobre as cinco principais habilidades que os jogadores precisam ter para que sejam considerados bons nomes da modalidade.

1. Manejo de bola

Uma das principais habilidades que um atleta de basquete precisa ter é um bom controle de bola. Saber quicar, segurar, passar, realizar lançamentos, etc é fundamental para que o jogo flua com perfeição.

2. Controle do corpo

Saber controlar o corpo também é importantíssimo para desenvolver noções ofensivas e defensivas no basquete. Movimentos de fintas, giros, corridas nas mais variadas direções, além das paradas bruscas são qualidades que todo jogador deve possuir.

3. Drible

Basicamente, os dribles são as maneiras que o jogador se desloca pela quadra com a posse da bola. Os dribles podem ser realizados em diversas direções e velocidades.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

4. Arremessos

Ato de colocar a bola na direção da cesta. Ou seja, tentativas de pontuar. Podem ser realizados de diversas distâncias diferentes da quadra.

5. Passes

O ato de jogar a bola para outro companheiro de equipe é considerado um passe na modalidade. Existem vários tipos de passes no basquete: de peito, picado, por cima da cabeça, de ombro e gancho são exemplos de alguns.