Quando o basquete virou oficialmente um esporte olímpico?

Considerado o segundo esporte mais popular do mundo (atrás apenas do futebol), o basquete está consolidado não só nos Estados Unidos, como também em vários outros países, incluindo o Brasil. Mas quando que esse esporte entrou em disputa também nos Jogos Olímpicos?

Após ser criado em 1891 pelo professor James Naismith, que também criou as regras do jogo, o basquete passou por algumas evoluções. Das mais notáveis foram o número de pontos (primeiramente cada cesta valia um ponto) e também da bola, que deixou de ser parecida com a de futebol para ter seus contornos próprios.

A cor da bola em marrom permaneceu até a década de 50, quando se tornou laranja para facilitar a visualização dos atletas. Antes disso, o basquete já estava presente nas Olímpiadas, fazendo sua estreia em 1936, nos Jogos de Berlim, na Alemanha.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Naquela época, no entanto, apenas partidas da categoria masculina eram disputadas. No feminino, o basquete só fez sua estreia em 1976, nas Olímpiadas de Montreal, no Canadá.

Por mais que não enviem seus principais astros à competição, os Estados Unidos detém uma grande hegemonia, com 23 medalhas de ouro até aqui. São 15 no masculino e oito no feminino.

E a NBA?

O principal campeonato de basquete no mundo surgiu em 1946. Desde então, se firmou como o torneio que reúne os melhores jogadores desse esporte. A importância da NBA é tão grande que, como dito anteriormente, a seleção norte-americana de basquete não envia os principais atletas para disputar competições como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, por exemplo.