Ranking é atualizado e agora o Brasil é o terceiro maior campeão da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira de Basquete Masculino não conseguiu obter um bom desempenho na Copa do Mundo de Basquete 2023 e foi eliminada ainda na segunda fase da competição, sem chances de conquistar o título do Mundial. Quem acabou conquistando o troféu foi a forte seleção da Alemanha, que veio com tudo para a competição e ganhou o título pela primeira vez na sua história.

Assim, os alemães entraram para o seleto grupo de seleções que conquistaram o título do Mundial de Basquete, que chegou ao final da sua 19° edição. O Brasil faz parte desse grupo com as conquistas de 1959 e 1963, e configura na terceira colocação dos maiores campeões da Copa do Mundo.

Os Estados Unidos e a Sérvia tiveram a chance de assumir a liderança isolada. No entanto, os norte-americanos ficaram apenas na quarta colocação e os sérvios perderam para a própria Alemanha. Veja a seguir o ranking completo de campeões:

1° Estados Unidos e Iugoslávia (Sérvia) – 5 títulos

2° União Soviética – 3 títulos

3° Brasil – 2 títulos

4° Argentina e Alemanha – 1 título

Brasil convive com grande jejum de títulos da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira de basquete masculino já conquistou o título do Mundial em duas ocasiões: 1959 e 1963. Naquela época, o Brasil contava com craques como Amaury Passos e Wlamir Marques, que foram responsáveis por fazer história e levar o Brasil ao patamar mais alto do mundo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Mundial de Basquete de 1959, Brasil
Os jogadores da seleção brasileira de basquete em pé(da esquerda para a direita): o auxiliar-técnico Brás, Valdemar, Amauri, Oto, Edson, Zezinho, Rosa Branca, o chefe da delegação Mariah Silva e o técnico Kanela – Agachados: o roupeiro Francisco, Fernando, Wlamir Marques, Valdir, Jatir, Algodão, Pecente e o massagista Guido Pertile, antes da partida contra os Estados Unidos, válida pela final do III Campeonato Mundial de 1959, no Chile. O Brasil conquistou o título após vencer o jogo por 73 a 49.

Amaury foi eleito o MVP da competição em 1959. Já Wlamir ganhou o título em 1963. Ambos são nomes históricos no basquete brasileiro. Wlamir, inclusive, foi indicado para o tradicional Hall da Fama de Basquete recentemente, em cerimônia realizada antes da Copa do Mundo de Basquete deste ano.