Sabia dessa? Jogador mais baixo da história da NBA fazia Romário parecer gigante

Quando se fala em basquete, especialmente na NBA, logo vem na mente que a grande maioria dos jogadores possuem uma característica em comum: se tratam de atletas altos. Isso é importante, levando em conta que a cesta fica localizada a pouco mais de 3,00m de altura do chão. A Liga possui vários nomes que chegam a passar dos 2,00m mas a média fica ali entre 1,90. No entanto, um dos atletas ficou conhecido por ser o jogador mais baixo da história de toda a NBA.

Os armadores geralmente são os jogadores mais baixos, só que esse “baixo” fica em torno de 1,80m até 1,90m. Porém, o atleta mais baixo de toda a história da NBA é Mugssy Bogues. Ele foi jogador de 1987 até 2001 e teve uma passagem de destaque pelo Charlotte Hornets. Sua altura? 1,60m. Mais baixo inclusive que esse redator que aqui vos escreve.

Mussy Bogues, jogador mais baixo da história da NBA
Mussy Bogues, jogador mais baixo da história da NBA

Bogues estava totalmente fora de todos os padrões da NBA e era mais baixo até mesmo que Romário, o atacante brasileiro com uma passagem de destaque pelo futebol nacional e internacional. Ele, que foi o craque do tetracampeonato da Copa do Mundo com o Brasil e também é um dos maiores atacantes da história do futebol no mundo, tem 1,67m e foi apelidado de “Baixinho”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Romário ficou conhecido por ser um centroavante letal dentro da área, algo que não daria certo para Bogues dentro do garrafão no basquete, já que pra ser um especialista em garrafão, o atleta precisa ser “um pouco” mais alto.

Carreira de Bogues na NBA

Ele dedicou 10 das suas 14 temporadas pelos Hornets. Começou a carreira pelo Washington Wizards, onde foi draftado e acumulou passagens ainda por Golden State Warriors e Toronto Raptors. Jogador talentoso, era bastante admirado pelos seus adversários por conta de sua dedicação nas quadras.

Ao todo, foram 889 partidas na carreira, sendo 556 como titular. Suas médias foram de 7.7 pontos por partida, 2.6 em rebotes e 7.6 em assistências, com 28.6 minutos por jogo.