Seleção Brasileira se reúne no Rio de Janeiro e inicia o treinamento

A seleção brasileira de basquete feminino de cadeira de rodas começou nesta segunda-feira, 2 de outubro, a dar os primeiros passos na preparação para os Jogos Parapan-Americanos, que serão realizados em novembro, na cidade de Santiago, capital do Chile. A equipe realizou uma etapa de treinamento na sede da Andef, localizada em Niterói.

Seleção Brasileira de Basquete Feminino de Cadeira de Rodas
Seleção Brasileira de Basquete Feminino de Cadeira de Rodas

As atletas vão permanecer no local até o próximo dia 29. O Parapan é uma das principais competições do calendário internacional da seleção brasileira feminina e classificará para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A seleção campeã da competição fica com a vaga direta para Paris no próximo ano, enquanto que as vice-campeãs terão o direito de disputar o qualificatório. O treinador Martoni Sampaio comentou como está sendo a preparação para o Parapan de novembro.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“O trabalho vem desde março. Tivemos três etapas de treinamento, participação em Dubai e concluímos um planejamento para usarmos todas as fases de treinamento como preparação para os Jogos Parapan-Americanos, por ele valer uma vaga direta para Paris. Estamos fechando essa etapa com a definição das 12 atletas que vão para o Parapan, e também com a organização tática, defensiva e ofensiva da equipe”, comentou.

Preparação da Seleção Brasileira contou com a entrega de cadeiras de rodas para as atletas

Na primeira etapa de treinamentos, 17 atletas foram convocadas pelo treinador e comissão técnica. Dessas, 15 estiveram presentes, mas apenas 12 serão aproveitadas para a competição em Santiago. Mario Belo, presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), realizou a entrega das cadeiras próprias para a prática do esporte para as atletas.

“As cadeiras de rodas são uma motivação a mais para as atletas da seleção feminina que estão em busca de uma vaga paralímpica para Paris. Acreditamos que elas chegarão ainda mais motivadas em Santiago, tendo esse suporte. Estamos buscando o desenvolvimento do basquete feminino no país, evoluindo e trazendo o melhor do esporte para as nossas atletas”, afirmou o presidente.