Seleção se dá mal e acaba caindo em grupo da morte

No próximo sábado (26), a seleção brasileira inicia sua trajetória na Copa do Mundo de Basquete em duelo contra o Irã, às 6h45, em Jacarta na Indonésia. Em uma chave complicada, a partida será fundamental para as pretensões da equipe na competição.

Além dos iranianos, o Brasil também encara a atual campeã Espanha e a Costa do Marfim, uma das principais potências africanas da modalidade. Sem grandes referências como Anderson Varejão, Alex Garcia e Leandro Barbosa, que marcaram época na seleção, a equipe comandada por Gustavo de Conti aposta em nomes como Yago, Bruno Caboclo e Georginho de Paula.

Além deles, o elenco brasileiro também conta com atletas com bagagem no basquete norte-americano, como Raulzinho, que deixou recentemente o Cleveland Cavaliers e Gui Santos, que defende o Santa Cruz Warriors, da NBA G League. Os nomes mais experientes do plantel brasileiro são Marcelinho Huertas, Vitor Benite e Cristiano Felício.

“O Brasil vai com um time interessante, bem mesclado entre experiência e juventude nessa transição de gerações. A dupla Yago e Caboclo funcionou bastante atuando na Alemanha e estão conseguindo repetir boas atuações pela seleção também. Marcelinho Huertas é outro nome que vem sendo importante na equipe com sua experiência. Cada um está sabendo muito bem qual é o seu papel no time”, disse o ex-jogador e atual comentarista da ESPN, Guilherme Giovannoni.

Na preparação para a competição, o Brasil venceu amistosos contra Sudão do Sul, Austrália e Venezuela, mas saiu derrotado para Sérvia e Itália. Apesar dos resultados negativos, a equipe fez jogos disputados com as seleções europeias.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Nessa preparação, conseguimos ver que no ataque estão compartilhando bem a bola e defensivamente tem algumas coisas que é preciso ter mais atenção: a defesa individual e os rebotes. Ficamos na torcida para tentar classificar entre os oito melhores. O caminho é muito difícil, com a Espanha no grupo e talvez um confronto com Canadá ou França na próxima fase, mas é possível”, afirmou Giovannoni.

Jogos da Seleção na primeira fase

  • Irã x Brasil – 26/8 (sábado), 6h45 – Jakarta, Indonésia
  • Brasil x Espanha – 28/8 (segunda-feira), 10h30 – Jakarta, Indonésia
  • Costa do Marfim x Brasil – 30/8 (quarta-feira), 6h45 – Jakarta, Indonésia

Elenco do Brasil

ARMADORES
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Fenerbahçe-TUR

ALAS/ARMADORES
George de Paula – ULM-ALE
Vitor Benite – Palencia-ESP

ALAS
Guilherme Santos – Santa Cruz Warriors-EUA
Leonardo Meindl – Tokyo-JPN

ALAS/PIVÔS
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Nagoya-JPN