Terra do campeão mundial esquece do futebol e escolhe o basquete

Na cultura esportiva do Brasil, ainda prevalece a escolha do futebol como esporte favorito de grande parte dos fãs de esporte. No entanto, há uma cidade brasileira onde a população prefere a bola laranja de basquete ao invés das bolas de futebol. Estamos falando da cidade de Franca, localizada em São Paulo.

Uma pesquisa realizada pela “Ágili” e encomendada pelo “Portal GCN/Rede Sampi” afirmou que mais da metade dos francanos (quase 52% dos entrevistados) dão preferência para o basquete, que ganha do futebol com uma verdadeira lavada. O esporte disputado nos gramados quadriculados tem a preferência de quase 17% dos cidadãos de Franca. O restante é dividido entre outros esportes e quem não gosta de nenhum.

Tal amor pelo esporte tem uma motivação especial: o time do Sesi Franca. A equipe, inclusive, ganhou esse ano o título inédito de Campeão Mundial de Basquete em uma partida emocionante disputada contra o Telekom Baskets Bonn e que foi vencida pelo placar de 70×69 com direito a uma cesta de dois pontos marcada no último lance.

Sesi Franca e seu título de campeão mundial de basquete
Sesi Franca e seu título de campeão mundial de basquete
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Paixão pelo basquete vai além do time do Sesi Franca

Se engana quem pensa que o amor pelo esporte se dá apenas pelo fato de a equipe ter um time representante da cidade no Novo Basquete Brasil (NBB, principal competição nacional de clubes de basquete do país). É bem comum encontrar grupos de amigos jogando nas quadras da cidade e também próximo ao Ginásio Pedrocão, onde a equipe manda os seus jogos.

Pessoas que nunca se viram na vida costumam se reunir nesses locais para compartilhar da mesma paixão: o basquete. Tem gente que mora em regiões distantes, mas que pelo amor a bola laranja, costuma se deslocar para poder jogar com os amigos.

A paixão é tanta que, de acordo com a mesma pesquisa, o treinador Helinho Garcia foi eleito a segunda maior personalidade da cidade, com 20,30% dos votos e perdeu apenas para Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza, com 21,30% da preferência do público.