Time universitário quebra a banca e começa a dar as cartas no basquete brasileiro

A atuação edição do NBB (Novo Basquete Brasil) conta com o maior número de equipes na história do torneio. E alguns desses times começam a dar as caras, como a Unifacisa, da Paraíba, clube que surgiu em uma universidade e hoje figura entre as grandes forças do basquete brasileiro.

O projeto da Unifacisa se destaca por se inspirar no basquete norte-americano, o mais forte do mundo. Tudo começou em 2012 com o diretor que está até hoje no cargo, Diego Gadelha. Hoje, podemos dizer que a equipe cumpriu sua meta, que era chegar ao NBB.

Utilizando a comunidade como principal suporte para promover o esporte, Gadelha conseguiu tornar Campina Grande uma cidade ligada ao basquete. O start disso foi a construção de uma arena, que fica no meio de um centro universitário, com capacidade para 1.200 espectadores.

Os primeiros torneios foram a âmbito estadual. E não demorou muito para a Unifacista mostrar a solidez do projeto. Entre 2013 e 2018, a equipe venceu todos os Campeonatos Paraibanos. Logo em seguida, também venceu a Supercopa Brasil, que é uma espécie de terceira divisão nacional.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O último titulo aconteceu em 2018/19, quando venceu o São Paulo na grande final da Liga Ouro e, consequentemente, garantiu a vaga no NBB da próxima temporada.

No primeiro torneio de basquete no Brasil, a equipe acumula boas participações. A primeira temporada, infelizmente, não foi concluída em decorrência da pandemia de Covid-19. Já nos anos posteriores, chegou ao play-off em todos eles.

Na última temporada, passou pelo Corinthians na primeira rodada e fez um jogo de igual para igual com o Franca, forçando uma série de cinco partidas contra o atual campeão do NBB.

Agora, em 2023/24, a Unifacisa novamente figura na zona de classificação, com oito vitórias em 12 partidas. O próximo compromisso é nesta segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), diante do Vasco, em São Januário.