União Corinthians: história, títulos, localização e mais

Uma das equipes que está confirmada na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) é o União Corinthians. Apesar de levar o mesmo nome da equipe de futebol paulista, o União na verdade é uma equipe gaúcha, com sede na cidade de Santa Cruz do Sul. A equipe foi fundada em 1939, sob o nome de Corinthians SC e permaneceu com esse nome até 2017, quando mudou para o nome atual.

União Corinthians
União Corinthians: história, títulos, localização e mais 2

A equipe manda os seus jogos no Ginásio Poliesportivo Arnão, que possui capacidade para 6 mil pessoas. Participando do Campeonato Gaúcho desde 1943, o União Corinthians já conquistou o estadual em 13 oportunidades, sendo a última delas em 2018. Mas a principal conquista do time do Rio Grande do Sul é o Campeonato Brasileiro de 1994. Aquele era apenas o 5° Campeonato Nacional de Basquete disputado em todo o Brasil e o União Corinthians venceu o time do Franca naquela oportunidade.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Aquela foi a única conquista do time do torneio Nacional, em um período conhecido como a ‘Era de Ouro’ do União. Com o título brasileiro, a equipe teve a oportunidade de disputar o Sul-Americano de Clubes Campeões e, naquela ocasião, acabou na 3ª colocação.

O fim da Era de Ouro do União Corinthians e os tempos atuais

A década de 90 de fato, foram os tempos de vacas gordas do União. Títulos importantes, disputa de competições internacionais e o domínio no Basquete Gaúcho. A equipe contava com grandes nomes da época, como Marcel e Ary Vidal, e era referência para as outras equipes. No entanto, os anos 2000 foram de decadência e a equipe chegou a se retirar das competições nacionais.

Em 2021, a equipe conquistou a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete, ganhando direito a disputar o NBB. Na última temporada, o desempenho do União Corinthians não foi lá muito bom. A equipe ficou apenas na 13ª colocação geral, com 10 vitórias e 22 derrotas em 32 jogos. Tal campanha não rendeu a classificação para os playoffs.

Para a próxima temporada, o elenco conta com 15 jogadores, sendo três argentinos e um norte-americano.