Urgente: Jogador do Corinthians acaba de ser suspenso por 2 anos

O Corinthians acaba de perder um jogador pelas próximas duas temporadas por conta de uma suspensão de doping por maconha. DaVaunta Thomas foi o quarto maior cestinha da última temporada do NBB e era um dos principais nomes do elenco para a próxima temporada. Ele acabou sendo suspenso por dois anos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

DaVaunta Thomas, atleta do Corinthians
DaVaunta Thomas, atleta do Corinthians

De acordo com a ABCD, DaVaunta testou positivo para a THC, princípio ativo da maconha que é responsável pelo efeito alucinógeno causado pela erva. O atleta só havia atuado pelo Corinthians no basquete brasileiro.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Antes de atuar no Corinthians, o ala-armador de 27 anos havia jogado no basquete da Lituânia, Argentina e Uruguai. A suspensão de DaVaunta está válida desde o dia 3 de agosto, ou seja, ele só poderá voltar às quadras em 2 de agosto de 2025. O Brasil é um dos países que atuam com o código Wada, que proíbe o uso de substâncias como a maconha.

Se jogasse na NBA, ala-armador do Corinthians não teria sido suspenso

Recentemente, a NBA, por meio da associação de jogadores da liga (NBPA), assinou um acordo com os representantes da NBA para que a maconha fosse eliminada da lista de substâncias proibidas no esporte. Tal ação havia recebido o coro de Kevin Durant, que afirmou que a erva é “como um vinho” e “que todo mundo usa”.

No Brasil, seguem as regras da Wada, que ao contrário da NBA, reluta em eliminar a erva do Código Mundial Antidoping. “Estamos conscientes de que as leis de muitos países, bem como amplas leis e políticas regulatórias internacionais, apoiam a manutenção da cannabis na lista neste momento”, afirmou Olivier Niggli, diretor-geral da Wada, em declaração dada no ano passado.