Vasco perdeu para time da NBA em Mundial de Clubes

A equipe de basquete do Vasco está se reestruturando e se prepara para voltar a competir as partidas da NBB depois de quatro anos fora. Com novos patrocinadores, novas contratações, novo técnico e até mesmo um novo nome, chamando agora R10 Score Vasco da Gama, a diretoria está extremamente motivada a manter o Vasco na elite do basquete novamente.

Time de altos e baixos, nos anos 90 o Gigante da Colina tinha muita relevância no cenário do basquete e, apenas pelo currículo da equipe e não nos fatos recentes, essa relevância deveria continuar. O Vasco conta com 16 Campeonatos Cariocas, dois Campeonatos Brasileiros, duas Ligas Sul-Americanas, dois Sul-Americanos de Clubes Campeões (torneio extinto em 2008) e uma Liga Ouro.

Vasco foi o primeiro time brasileiro a enfrentar uma equipe da NBA

Em 1999, o Vasco foi convidado a participar da última edição do McDonald’s Open, torneio que tinha o objetivo de promover o basquete internacionalmente e fazer com que as principais equipes, de diversas ligas ao redor do mundo, se enfrentassem nas quadras. A edição de 99 aconteceu no Fila Forum, na cidade de Assago, na Itália.

Os confrontos iniciais foram as pré-eliminatórias entre o italiano Varese Roosters x libanês Sagesse e Vasco x Adelaide 36ers, time de Austrália. No primeiro jogo, os Roosters levaram a melhor e venceram o Sagesse por 98 x 88. Na segunda partida, o Vasco levou a melhor e venceu os 36ers por 90 x 79. Com as classificações para as semifinais, as equipes enfrentaram, respectivamente, o San Antonio Spurs e Zalgiris.

A final aconteceu entre o Vasco e os Spurs, marcando o primeiro confronto na história do basquete entre um time brasileiro e um time da NBA. Por certo, o favorito foi o time estadunidense e não deu outra, o San Antonio Spurs levaram o título após vencer o Gigante da Colina por 103 x 68.