Você lembra? Quando foi a última vez que um jogador americano foi MVP?

A maior liga de basquete norte-americano vive um período de domínio por parte de estrangeiros. Já faz algum tempo que um atleta nascido nos EUA venceu o prêmio de MVP da NBA. Para ser mais exato, seis anos se passaram desde que o prêmio foi para as mãos de um americano.

Em 2017, James Harden recebeu a honraria. O armador, na época, atuava pelo Houston Rockets e teve uma temporada memorável, quebrando recordes da franquia, inclusive. Na ocasião, o ‘Barba’ havia assinado um contrato de seis anos com o Rockets no valor de US$ 228 milhões.

Harden superou alguns recordes como o de Karl Malone ao marcar mais de 20 pontos em 30 jogos consecutivos. Nem mesmo uma lesão nos isquiotibiais que fez o jogador perder seis jogos foi capaz de quebrar o bom momento. Ao retornar, o armador obteve 60 pontos e um triplo-duplo, quebrando o recorde de pontuação de Houston em um único jogo.

Naquela temporada, o Houston Rockets ultrapassou a marca de 60 vitórias pela primeira vez na temporada. A franquia encerrou a fase regular com um recorde de 65-17.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Nos play-offs Harden se destacou ainda mais, fazendo 40 pontos ou mais em trës partidas. Foram 44 no primeiro duelo contra o Minnesota Timberwolves, e mais 41 diante do Utah Jazz, no segundo compromisso. Na sequência, fez 41 no jogo 1 das finais da Conferência Oeste, contra o Golden State Warriors.

Após sete jogos contra o Dubs, o Rockets acabou eliminado e não conseguiu atingir as finais da NBA. Em junho daquele ano, Harden se tornou o jogador mais valioso (MVP) da NBA. Ele se tornou o terceiro do Rockets a receber a honria, se juntando a Moses Malone (1978-79 e 1981-82) e Hakeem Olajuwon (1993-94).

Desde então, o prêmio nunca mais foi para as mãos de um jogador americano:

  • 2018-19: Giannis Antetokounmpo (Grécia)
  • 2019-20: Giannis Antetokounmpo
  • 2020-21: Nikola Jokic (Sérvia)
  • 2021-22: Nikola Jokic
  • 2022-23: Joel Embiid (Camarões)