Brooklyn Nets toma atitude extrema e suspende jogador

O Brooklyn Nets decidiu suspender o jogador Kyrie Irving. Em suma, o atleta fez uma publicação nas suas redes sociais divulgando um filme antissemita.

Como todo o tipo de preconceito é repudiado na nossa sociedade, o atleta e a franquia foram muito criticados. Antissemita são manifestações contra a cultura, religião e pessoas ligadas ao judaísmo.

No Brasil, esse tipo de preconceito não é tão presente, mas nos EUA, infelizmente, há alguns adeptos. Como o jogador se recusou a pedir desculpas para a sociedade em duas entrevistas marcadas para isso, a franquia optou por suspendê-lo e soltou uma nota.

“Nos últimos dias, fizemos repetidas tentativas de trabalhar com Kyrie Irving para ajudá-lo a entender o dano e o perigo de suas palavras e ações, que começaram com a publicação de um filme contendo ódio antissemita profundamente perturbador. Acreditamos que tomar o caminho da educação nesta situação desafiadora seria o certo e pensamos que tínhamos feito progressos com nosso comprometimento mútuo de erradicar o ódio e a intolerância", postou o Nets. 

"Ficamos consternados hoje. Quando dada a oportunidade numa sessão de mídia, Kyrie se recusou a dizer inequivocamente que ele não tem convicções antissemitas, ou reconhecer material específico de ódio no filme. Não foi a primeira vez que ele teve a oportunidade – e falhou – de esclarecer", postou o Nets. 

"Esta falha em rejeitar o antissemitismo quando foi dada uma oportunidade clara para fazê-lo é profundamente perturbadora, é contra os valores da nossa organização e constitui conduta prejudicial ao time. Neste sentido, somos da visão de que ele, neste momento, é impróprio para ser associado com o Brooklyn Nets. Decidimos que Kyrie vai cumprir uma suspensão sem pagamento, até que ele satisfaça a uma série de medidas corretivas objetivas, relativas ao impacto nocivo da sua conduta. O período de suspensão é não menos do que cinco jogos", postou o Nets.