Wembanyama acaba de ser ultrapassado na corrida pra ser o Novato do Ano

Por esta ninguém esperava! Após a vitória do Oklahoma City Thunder sobre o San Antonio Spurs, na última terça-feira (14), a ESPN norte-americana colocou Chet Holmgren à frente de Victor Wembanyama na corrida pelo prêmio de Novato do Ano na NBA.

Na partida em questão, Holmgren terminou com nove pontos e sete rebotes, enquanto Wemby somou oito pontos e 14 rebotes. Porém, a equipe do primeiro citado venceu por 123 a 87.

Para o insider Kevin Pelton, a grande diferença entre os dois jovens na temporada é o aproveitamento nos arremessos. Enquanto Wembanyama tem 43.2% nos arremessos totais e 28.3% no perímetro, Chet Holmgren ostenta impressionantes 52.7% e 46.3, respectivamente.

Porém, o analista reconhece que o francês tem um papel de muito mais protagonismo no ataque do Spurs do que Holmgren no Oklahoma City Thunder.

“Parte dessa situação favorável ocorre porque Holmgren está jogando como pivô quase exclusivamente, depois de atuar muito como ala-pivô durante seu retorno de verão às quadras. Wembanyama está começando como ala-pivô em uma formação carente de arremessadores, comprometendo seu espaçamento na quadra”, explicou.

Por fim, ele ainda afirmou que a temporada ainda está no começo e que Wembanyama tem totais condições de reverter a situação.

“Contanto que Holmgren está acertando perto de 50% de três pontos, acredito que ele tem sido o novato mais produtivo. Mas Wembanyama tem bastante tempo para reduzir a diferença”, completou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Outro importante analista da ESPN, Bobby Marks destacou que Holmgren se beneficiou do tempo em que ficou fora de combate para analisar o estilo de jogo da sua equipe, assim como de todos os adversários.

“Holmgren teve um ano de vantagem para estudar os princípios do Thunder em quadra e visualizar como ele se encaixaria. Nesse sentido, sua lesão no pé no ano passado o beneficiou. Afinal, ele pode analisar a sua equipe e as outras 29 da NBA”, disse.

Marks também citou a diferença entre os companheiros de equipe dos jovens astros.

“Ele [Holmgren] joga com Shai Gilgeous-Alexander. San Antonio, por outro lado, usa Jeremy Sochan”, concluiu.

Veja imagens do duelo entre Wembanyama e Holmgren