Esse é o pássaro mais perigoso do mundo… Se vir ele corra!!!

Originário da Oceania, o casuar é uma ave imponente que pode atingir mais de 1,5 metro de altura e pesar aproximadamente 60 quilos. O animal tem uma personalidade forte e, muitas vezes, agressiva. Suas principais armas são um bico pontiagudo e garras afiadas capazes de intimidar quem o enfrentar. Existem diversos relatos de ataques deste pássaro a seres humanos, cães e até outros animais de grande porte como cavalos e vacas.

Os casuares são notavelmente territoriais e são conhecidos por perseguir quaisquer intrusos, sendo eles humanos ou outros animais. Em várias situações, a ave se mostrou tão agitada que atacou até portas e janelas de vidro, confundindo o seu próprio reflexo com o de um oponente. De acordo com o paleontólogo Darren Naish, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, a maioria dos ataques estão ligados à busca de comida ou reação à violação do seu território.

casuar
Casuar

casuar (Casuarius casuarius), além das habilidades de ser um ótimo nadador e saltador, possui uma aparência bastante peculiar. Coberto com penas pretas, a cabeça do animal é azulada, exibindo uma crista óssea proeminente. Uma verdadeira beleza natural marcada pelo contraste de cores.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Quão perigoso é o ataque de um casuar?

A agressividade da ave também está em seus ataques, poderosos e precisos. A maioria das vítimas são pessoas desavisadas que se aproximam do casuar na tentativa de alimentá-lo, subestimando assim o seu potencial de ataque.

Para alcançar sua presa, o casuar tem a habilidade de dar saltos de até um metro de altura, usando suas afiadas garras, localizadas em seus três dedos. Tais garras podem ultrapassar 12 centímetros de comprimento e são capazes de rasgar a pele, atingindo o pescoço ou barriga de seu alvo.

Em uma pesquisa realizada na Austrália no final da década de 1990, foi constatado que num período de dez anos, estas aves atacaram pelo menos 150 pessoas. Apesar disso, o último ataque fatal comprovado ocorreu em 1926, o que sugere que, apesar da agressividade e potencial de danos, os ataques fatais são raros.

Os cães também estão na lista de vítimas dos casuares, principalmente os dingos, cães selvagens da Austrália, que costumam caçar a ave. Os ataques geralmente são liderados por chutes poderosos da ave, direcionados tanto para frente quanto para trás.

No entanto, vale destacar que, apesar das aparentes ameaças, o casuar é uma espécie protegida e essenciais para manutenção de seu ecossistema. Portanto, sempre é bom lembrar de respeitar a natureza e os animais selvagens, mantendo uma distância segura.