Esses são os maiores cestinhas do basquete brasileiro ao longo da história

Na história do basquete, vários jogadores brasileiros se consagraram, alcançando feitos impressionantes. Um dos maiores nomes de todos os tempos, como a gente já bem sabe, é Oscar Schmidt. O ‘Mão Santa’ deu vários motivos para os torcedores brasileiros comemorarem e é o responsável por algumas das maiores conquistas da história do Brasil no basquete, como os Jogos Pan-Americanos de 1987, além de três Campeonatos Sul-Americanos (1977, 1983 e 1985).

Oscar também é considerado o maior pontuador da história, alcançando a marca de 49.737 pontos na carreira que durou quase 30 anos, números que poderão ser alcançados em breve por LeBron James, grande nome da NBA. Outro recorde ostentado pelo astro brasileiro é o de ser o maior cestinha da história da Copa do Mundo de Basquete Masculino.

Oscar Schmidt, maior pontuador do Brasil na Copa do Mundo de Basquete Masculino
Oscar Schmidt, maior pontuador do Brasil na Copa do Mundo de Basquete Masculino

Foram quatro edições do torneio mundial disputadas por Oscar: 1978, 1982, 1986, 1990. Ele conquistou a medalha de bronze no primeiro e, somando os 33 jogos que disputou nas quatro competições, ele alcançou a incrível marca de 843 pontos, o que dá a uma média de 25.5 pontos por jogo. Oscar está a frente de nomes que ajudaram a construir a identidade do basquete brasileiro: Amaury Pasos, Marcel de Souza, Ubiratan Maciel e Wlamir Marques.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Junto a Oscar, Amaury, Marcel, Ubiratan e Wlamir são os grandes responsáveis por campanhas históricas do Brasil na Copa do Mundo de Basquete. Com dois títulos, a seleção brasileira é uma das que mais ganhou medalhas na competição. Além das duas medalhas de ouro, o Brasil ganhou duas pratas e dois bronzes.

Confira os maiores pontuadores brasileiros na Copa do Mundo de Basquete Masculino:

1° Oscar Schmidt – 843 pontos (33 jogos)

2° Marcel de Souza – 543 pontos (40 jogos)

3° Ubiratan Maciel – 474 pontos (41 jogos)

4° Wlamir Marques – 437 pontos (30 jogos)

5° Amaury Pasos – 434 pontos (33 jogos)