Ministro confirma ex-craque do basquete brasileiro em cargo do governo

Uma importante mudança foi confirmada nesta quarta-feira, em um dos cargos do governo brasileiro. André Fufuca, atual Ministro do Esporte que entrou na vaga da ex-atleta de vôlei Ana Mozer, anunciou que Iziane Castro vai assumir o cargo de Secretária Nacional de Esporte de Alto Desempenho. O anúncio oficial, no entanto, ainda não foi realizado.

Iziane Castro, que foi jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, assume cargo no governo
Iziane Castro, que foi jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, assume cargo no governo

Iziane, de 41 anos, é natural do Maranhão e jogou basquete como ala. Foi um dos principais nomes da Seleção Brasileira pós-Janeth e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011, além de ter jogado na WNBA por mais de dez anos. Ela era membro da Comissão de Atletas do COB e chega para substituir Marta Sobral, outra ex-atleta de basquete, no cargo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Estamos mudando alguns membros da nossa equipe, e faz parte. Nossa secretária era a Marta, uma pessoa que fez um bom trabalho, e acreditamos que a próxima secretária fará um trabalho ainda melhor. E é a Iziane, ex-jogadora de basquete, pela qual tenho um grande carinho e tenho certeza que fará um grande trabalho”, anunciou o Ministro dos Esportes.

Ex-atleta teve uma carreira com algumas polêmicas no basquete

Iziane acumulou algumas conquistas dentro de quadra, mas também ficou marcada por algumas polêmicas em sua vida. A antiga jogadora esteve presente na Seleção Brasileira Feminina nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2016, mas foi cortada das duas edições entre estas. Em 2008, não quis entrar em quadra em uma partida no Pré-Olímpico e em 2012, levou seu namorado para a concentração.

Chegou a montar uma equipe no Maranhão quando se aposentou das quadras em 2020, mas o Maranhão Basquete não existe mais. Ainda faz parte da Comissão de Atletas do COB e chegou a tentar a cadeira de vice-presidente na Liga de Basquete Feminino (LBF), mas acabou sendo derrotada nas eleições.