Quais times brasileiros venceram o Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes de Basquete é um dos torneios mais importantes para consagrar as equipes que o conquistam. Altamente disputada, a competição é disputada anualmente desde 2013, mas foi fundada em 1966. Acontece que na sua história, o Mundial teve algumas grandes pausas, como a de 1997 até 2012. Algumas edições já foram realizadas no Brasil e atualmente, apenas três times brasileiros tiveram a honra de levantar o troféu de campeão.

O último e mais recente deles foi o Franca. Em uma decisão pra entrar pra história, diga-se de passagem. A equipe brasileira perdia o jogo até os últimos segundos, quando Lucas Dias protagonizou um arremesso no zerar do cronômetro e converteu os dois pontos, que foram suficientes para que os Francanos virassem o placar para 70 x 69.

Sesi Franca levanta a taça de Campeão do Mundial de Clubes
Sesi Franca levanta a taça de Campeão do Mundial de Clubes

Outra equipe brasileira que conseguiu levantar a taça mais cobiçada do mundo foi o Flamengo. E por duas vezes. Jogando em casa, em 2014, os rubro-negros derrotaram o Maccabi Tel Aviv, de Israel por 156 x 146 no agregado. A disputa naquela época era em dois jogos, e o Flamengo reverteu a vantagem conseguida pelos israelitas no primeiro jogo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Já a segunda conquista dos cariocas veio no ano passado, dessa vez em jogo único. A competição foi realizada no Cairo, capital do Egito, e o Flamengo venceu o San Pablo Burgos, da Espanha, por 75 x 62. Os espanhóis, inclusive, defendiam o título conquistado na edição anterior.

Time de Oscar Schmidt foi o primeiro brasileiro campeão mundial

Pra saber quem é o outro time brasileiro que foi campeão mundial, é preciso mergulhar um pouco na história. Isso porque em 1979, um jovem jogador que viria a se tornar o melhor do mundo chamado Oscar Schmidt, brilhava no Sírio, equipe paulista. E naquele ano, o torneio era disputado em um pentagonal, em fase única.

Oscar Schmidt, grande nome do Sírio
Oscar Schmidt, grande nome do Sírio

Os brasileiros chegaram em desvantagem na última rodada, precisando vencer o Bosna, da Iugoslávia, grande favorito e que não tinha perdido um confronto sequer. Para Oscar e companhia, só a vitória interessava. E ela veio com requintes de crueldade.

O Sírio conseguiu uma vitória pela vantagem de apenas dois pontos: 100×98. Com o resultado, os brasileiros passaram o Bosna na classificação e se consagraram como os primeiros campeões mundias do país.