Saiba como funciona os contratos das tão cobiçadas camisas da NBA

Um dos itens fundamentais e expressamente procurados pelos torcedores e fãs de todos os esportes são os uniformes. Eles representam uma espécie de identidade da equipe e cada um possui a sua particularidade, representado pelas cores do seu escudo em grande parte das vezes.

E os uniformes também são responsáveis por expor um item importantíssimo para as equipes: os patrocinadores. Com seus contratos milionários, eles são responsáveis por oferecer dinheiro para que as equipes possam montar seus times, fazer gastos com logísticas de viagens, dentre outros. Mas, diferente do futebol brasileiro, uma empresa consegue patrocinar mais de uma franquia.

Na NBA, por exemplo, as 30 franquias da NBA acertaram um acordo coletivo com a Nike que, desde 2015, patrocina as equipes. O acordo, de oito anos, foi acertado em cerca de incríveis US$ 1 bilhão, valor que é mais do que o dobro do que a Adidas, antecessora, pagava.

Como funcionam os contratos de camisas da NBA com a Nike?

Tal acordo foi pensado para que todas as equipes da NBA pudessem se sair beneficiadas, já que são gerados valores exorbitantes para as 30 franquias que ganham força com um mercado maior. Se pegarmos o Utah Jazz, por exemplo, em caso de negociação solitária com a Nike, a equipe não ganharia o mesmo do que ganha hoje com equipes como Lakers, Celtics, Bulls e Knicks.

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Isso acontece por que o valor de US$ 1 bilhão é dividido entre as equipes levando em conta fatores como as vendas de merchandising, apesar de que um valor fixo é dividido de forma igualitária, promovendo o equilíbrio esportivo.

A Nike é a responsável por produzir uniformes das equipes e da comissão técnica, o que faz com que as equipes recebam grande suporte de uma gigante na área. A grande empresa de roupas e calçados ganha, obviamente, um incrível retorno de exposição, além de ter produtos próprios vendidos nas suas lojas.