Treinador identifica problema que poucos esperavam e liga sinal de alerta na NBA

O técnico do Charlotte Hornets, Steve Clifford, causou polêmica ao dar uma declaração sobre utilizar calouros na NBA. Para ele, os estreantes na liga são a causa das demissões de treinadores. A fala aconteceu em entrevista coletiva após derrota para o Golden State Warriors, no último sábado (24).

“A NBA está cheia desses caras [calouros]. Eles jogam porque os escolhemos em sexto, sétimo e oitavo e não queremos dizer ‘Puxa, talvez tenhamos cometido um erro’ e quando eles têm 23 anos, eles se foram. Enquanto isso, mais dois treinadores foram demitidos“, disparou o profissional.

As franquias tem buscado cada vez mais justificar as escolhas que fazem no Draft. Dessa forma, os estreantes acabam ganhando muitos minutos. Mesmo que tenham potencial, muitos deles acabam mostrando não estar com o desenvolvimento completo para atuar na NBA.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Clifford ressalta que além dos técnicos, os gerentes gerais também são afetados. Ele associa a maior rotatividade de atletas escolhidos no Draft as derrotas das equipes, que normalmente gera maior pressão no trabalho da comissão técnica.

Apesar disso, o técnico do Hornets não despreza os calouros. Para o profissional, os jovens jogadores precisam atuar por mais tempo na G-League e desenvolver por mais tempo o seu jogo lá antes de ingressar de vez na NBA.

O Charlotte Hornets vive boa fase. São cinco vitórias nos últimos seis confrontos. A equipe, no entanto, ocupa um modesto 13º lugar no Leste com 15 vitórias e 42 derrotas até aqui. No último domingo, a equipe bateu o Trail Blazers por 93 a 80.