Treta envolvendo craque acaba expondo falha da NBA

Um dos assuntos que ganhou repercussão recentemente na NBA foram as críticas disparadas por Anthony Edwards, jovem do Minnesota Timberwolves, à arbitragem da NBA. O ala-armador, inclusive, recebeu uma punição de US$ 40 mil da NBA por conta das declarações feitas contra as decisões dos árbitros na partida contra o Oklahoma City Thunder, que acabou sendo vencida pelos Wolves por 101×107.

Edwards acabou sendo flagrado pelas câmeras dando declarações afirmando que os árbitros “seriam trapaceiros”, mesmo após a vitória da sua equipe ante o OKC. No pós-jogo, as críticas prosseguiram em entrevistas, onde ele chegou a afirmar inclusive que a sua equipe “estava jogando oito contra cinco”, fazendo alusão ao fato de o trio de arbitragem estava ao lado dos atuais vice-líderes do Oeste.

Acontece que um dos lances bastante criticados por Edwards foi um contato de Shai Gilgeous-Alexander, armador do Thunder, que teria tentado o impedir de aplicar uma enterrada. A decisão da revisão dos árbitros foi de que “Gilgeous-Alexander (OKC) leva a mão em direção ao braço de Edwards (MIN), e o contato durante o chute próximo ao aro é marginal”, segundo comentário de uma reportagem.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Treinador dos líderes do Oeste conversou com representantes da NBA

Chris Finch, técnico do Minnesota Timberwolves, afirmou em entrevista ter conversado com os principais líderes da NBA em busca de obter informações mais precisas sobre a decisão da arbitragem e porque a falta não foi marcada. “Ainda não é um com o qual concordaríamos. É difícil avaliar qual é o contato marginal em um cara que está no meio de um tiro e leva um golpe no braço.”, afirmou Finch.

Alguns especialistas que acompanham todas as partidas da NBA e entendem o mínimo que seja das regras afirma que tal lance foi faltoso e que Anthony Edwards deveria ter ido à linha de lance livre depois de converter os pontos, o que mostra uma contradição da NBA em, de certa forma, apoiar a decisão da arbitragem em não aplicar infração no lance.

Fato é que algo que também foi bastante criticado pelos torcedores dos Wolves foi Gilgeous-Alexander ter tentado 16 lances livres enquanto que Edwards foi para a linha apenas quatro vezes.