Valor que times da NBA faturam com patrocínios tem tanto zero que é difícil de escrever

Todos nós sabemos que a NBA é uma liga extremamente rentável e capaz de movimentar altas cifras em dinheiro. Dá pra imaginar que as franquias arrecadam bastante com cotas de patrocínio e hoje, vamos trazer alguns números pra você, com a ajuda do portal ‘Máquina do Esporte’. Para se ter uma ideia, a receita das equipes com os patrocínios atingiu o incrível número de US$ 1,4 bilhão na última temporada.

Tal número apresenta um crescimento de mais de US$ 100 milhões em relação à Temporada 2021/2022. Franquias e a própria NBA assinaram um total de 2.430 parcerias no período, que contribuíram para que esses números alcançassem tal patamar.

A ‘SponsorUnited’, plataforma de dados sobre indústrias do esporte e do entretenimento, elaborou o “Estudo NBA Marketing Partnerships Report”, mostrando números dos segmentos que mais cresceram como patrocinadores na Liga norte-americana. O varejo (46%, com US$ 59 milhões investidos); casas de apostas (21%, com US$ 71 milhões investidos) e empresas de telecomunicações (18%, com US$ 67 milhões invetidos), são os líderes no ranking.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Sejam parceiros bem estabelecidos ou categorias emergentes, como apostas e tecnologia, a NBA e seus jogadores se mantêm incomparáveis, pois as marcas reconhecem o valor que esse esporte e sua base de fãs apaixonados oferecem às suas estratégias de marketing”, afirmou o fundador e CEO da SponsorUnited, Bob Lynch.

Desempenho esportivo afeta nos lucros das franquias da NBA

O relatório também afirma que o desempenho esportivo destas franquias é um fator importante na questão dos lucros. Equipes que avançam para os Playoffs, por exemplo, veem a movimentação em suas redes sociais crescerem ainda mais em comparação a quem não se qualifica para a fase de mata-mata na NBA.

Outro fator importante é o quanto jogadores das franquias são queridos pelo público em geral. Nomes como LeBron James, ídolo do basquete e do Los Angeles Lakers; Stephen Curry, referência do Golden State Warriors, e Giannis Antetokounmpo, principal nome do Milwaukee Bucks, são capazes de trazer patrocínios para as suas equipes e, consequentemente, aumentar os lucros delas.